Agende a sua consulta ou exame:
Logo

Resultado de Exames

Diagnósticos Genéticos

Painel OBE - Perfil Genético de Obesidade e Comorbidades Associadas - 10 D. U

A HAOMA apresenta o Perfil Genético do Sobrepeso e Obesidade. É um teste de diagnóstico genético de análise molecular não invasivo, que analisa o DNA de um individuo através da coleta de células presentes na saliva ou no sangue. O teste deve ser requisitado por um profissional de saúde com base em uma indicação clínica. O médico ou profissional de saúde quando habilitado poderá proceder à coleta no próprio consultório ou encaminhá-lo para um posto de atendimento da nossa rede de parceiros. O laudo será encaminhado ao profissional de saúde cerca de 3 semanas após a realização do teste.

 

O que o teste oferece?

A HAOMA irá traçar um Perfil Genético do Sobrepeso e Obesidade do paciente. O teste analisa 5 genes relevantes para o gerenciamento do peso, o resultado possibilita ao profissional de saúde adaptar de maneira individualizada as intervenções clínicas (dietas e atividades físicas) às necessidades genéticas do cliente.

O teste tem por objetivo auxiliar o profissional de saúde a entender como o organismo do paciente funciona. Assim, ele pode adaptar as intervenções clínicas de maneira a corrigir um problema já instalado e/ ou prevenir a obesidade e as comorbidades associadas.

A análise permite saber dados que têm impacto sobre o gerenciamento do peso como, por exemplo, se o indivíduo:

  • Tem problemas de saciedade e Hiperfagia;
  • Deve optar por uma dieta de restrição calórica específica como, por exemplo, restrição na quantidade de lipídeo e/ ou carboidratos;
  • Tem o metabolismo mais lento;
  • Predisposição aumentada para readquirir o peso perdido;
  • É menos responsivo aos exercícios físicos.

Ainda, o teste analisa as comorbidades associadas ao sobrepeso. Se, no futuro, o indivíduo tem risco ou predisposição a desenvolver:

  • Diabetes tipo 2;
  • Hipertensão;
  • Hipertrigliceridemia;
  • Problemas Cardíacos como a Doença coronariana.

 

 


Porque o profissional de saúde é necessário?

Existem várias condutas para o tratamento de um indivíduo que foi diagnosticado clinicamente com sobrepeso ou obesidade. As condutas podem incluir mudanças no estilo de vida do paciente como, por exemplo, alterações na dieta nutricional e adoção de atividades físicas, ou prescrição de determinados medicamentos.

Conhecendo o Perfil genético do paciente, o profissional de saúde poderá encaminhá-lo para o tratamento mais adequado com maior eficiência e rapidez.

Quem pode requisitar o teste?

Pode ser um médico, nutricionista ou profissional de saúde. Ele tem a experiência necessária para diferenciar a causa do sobrepeso ou da obesidade e sabe qual é o tratamento correto a ser aplicado.