Datas para Lembrar

Diabetes é responsável por 6,7 milhões de mortes em 2021

11/11/2021 2 min

No próximo domingo, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, com o objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoce.

[*Fonte/Reportagem: Enviada por Andreza Rossini - Comunicore] [*Foto: Ilustrativa (Freepik)]

O diabetes causa uma morte a cada cinco segundos em todo o mundo, totalizando 6,7 milhões de mortes em 2021, de acordo com o novo Atlas do Diabetes divulgado pela Federação Internacional de Diabetes.

Atualmente a doença já atinge 537 milhões de adultos, com idades entre 20 e 79 anos, sendo 32 milhões nas Américas do Sul e Central. Em 90% dos casos, o Diabetes se manifesta como o Tipo 2, que está relacionado ao sobrepeso, obesidade e maus hábitos de vida.

De acordo com a endocrinologista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tarissa Petry, que irá abordar o tema no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariártica e Metabólica, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, em São Paulo, os dados são preocupantes e a previsão é que esse número aumente para 643 milhões em 2030 e 784 milhões em 2045.

"O salto foi tão grande nesse período de 2019 para cá, que já estamos próximos ao número de diabéticos esperado para 2030 e ainda estamos em 2021.A alta dos últimos dois anos foi de 16%", afirma.

A expectativa é que o Brasil ocupe uma posição preocupante no ranking de países com mais casos da doença. "Ainda não saíram os dados brasileiros, mas em 2019 estávamos em 5º lugar no mundo e o 6º de subdiagnóstico, estima-se que a metade das pessoas que têm diabetes no mundo nem têm diagnóstico, apesar da importância do tratamento precoce, que visa evitar complicações da doença".

Ainda de acordo com o Atlas, 81% dos adultos com diabetes vivem em países com baixa e média renda.