Logo

Palavra do Médico

As causas de um colesterol alto

21/10/2020 3 min

Nos exames de rotina, quando se trata de colesterol alto sempre culpamos a nossa alimentação. Porém, você sabia que esta não é a única causa deste problema? 

Vamos explicar melhor!

O que é colesterol? 

Bom, primeiro é preciso entender que ele não é uma substância maligna mas sim um tipo de gordura extremamente necessária para o funcionamento normal do nosso corpo. Ele é responsável pela formação de diversos hormônios e vitaminas que são benéficas, além de ácidos importantes no processo digestivo.  

Tipos de colesterol  

LDL 

Mais conhecido como “colesterol ruim”, apesar de também ser importante na produção de hormônios, ele se aloja facilmente nos vasos sanguíneos podendo ficar acumulado na região, causando AVC ou infarto. 

HDL 

Este é o herói do processo, ele transporta o LDL para longe das artérias, evitando o acúmulo das mesmas. Mas, apesar de auxiliar a evitar problemas causados pelo outro tipo, ele não o tira completamente, portanto se os níveis não forem equilibrados, os problemas vêm a tona. 

VLDL 

Assim como o LDL, ele também faz parte do lado ruim. Ele é produzido pelo fígado, transportando triglicerídeos pela corrente sanguínea, se seus níveis forem altos podem entupir as artérias do corpo.

O Desequilíbrio 

Caso algum dos níveis esteja acima ou abaixo do recomendado, os problemas podem ser sérios e causar até mesmo a morte. Ele é analisado a partir de exames onde os níveis de cada composto é calculado. 

Causas

Agora, o momento mais esperado, o motivo da irregularidade de níveis. Como dissemos no início, as pessoas sempre associam no primeiro momento a alimentação, mas apesar do excesso de gorduras e carboidratos poderem ser os culpados, não são os únicos. 

O seu gene pode carregar esse problema pois ele pode vir de um histórico familiar, uma causa bem popular e neste caso o acompanhamento deve ser feito desde a infância. 

O consumo excessivo de álcool e o tabagismo também podem participar do processo. 

Tratamentos 

O tratamento é relativo da causa dos seus índices irregulares, caso a culpa for de uma alimentação ruim, basta ser feita uma dieta regrada, caso seja por excesso de álcool, basta evitar bebidas, e assim por diante. 

O que todos têm em comum é a necessidade de serem cumpridos de forma regrada, pois o colesterol alto pode trazer problemas muito graves. 

 

Na Haoma você pode iniciar o processo de estabilização do colesterol com um nutrólogo, ele irá estudar a raíz do problema e qual as medidas ideais para a cura do problema. 

Marque já a sua consulta! 

 

 

Transforme sua vida já! A genética ao seu alcance. Deixe seu contato no formulário abaixo para saber mais.

* campos obrigatórios

Resultado de Exames