Logo
Envie-nos uma mensagem agora mesmo
e agende a sua consulta ou exame

Resultado de Exames


Sobre a Genética

Ciência encontra explicação para quem come muito e não engorda.

17/07/2020 2 min

Todos nós conhecemos uma pessoa que pode comer à vontade sem ganhar nem uma pequena medida, e que muitas vezes encontra dificuldades para ganhar massa. Isso, enquanto algumas pessoas ficam só na saladinha e dão duro na academia para não engordar ou manter o peso.

A descoberta:
Alguns cientistas identificaram um gene ligado à magreza, que é exclusivo para pessoas que podem comer qualquer coisa e não engordar. Eles representam cerca de 1% da população, diz Josef Penninger, diretor do Instituto de Ciências da Vida e professor do departamento de genética médica da Universidade da Colúmbia Britânica.
 
Um estudo publicado em 21 de maio de 2020 na revista Cell, pesquisadores usaram um banco de dados genético de mais de 47.100 pessoas na Estônia para identificar um gene ligado à magreza que pode desempenhar um papel na resistência ao ganho de peso em pessoas magras e metabolicamente saudáveis.  
 
O estudo:
A equipe de Pesquisadores analisou dados do Biobank da Estônia, que inclui 47.102 pessoas com idades entre 20 e 44 anos. Foram comparadas amostras de DNA e dados clínicos de indivíduos magros saudáveis ​​com indivíduos com peso normal.
Descobriu-se variantes genéticas únicas para indivíduos magros no gene ALK- que pode desempenhar um papel como um novo gene de magreza envolvido na resistência ao ganho de peso.
O estudo também foi feito em moscas e camundongos, ambos com a mesma dieta e rotina de exercícios porém com uma diferença de gene. 
Os cientistas descobriram que os animais com o ALK permaneciam magros e tinham grande resistência a engordar. Já os animais sem apresentavam ganho de peso. 
 
Diversas pesquisas ainda precisam ser realizadas para comprovar as descobertas sobre o gene ALK, mas segundo os pesquisadores, é possível dizer que a terapêutica direcionada ao gene pode ajudar os cientistas a combater a obesidade no futuro.

Transforme sua vida já! A genética ao seu alcance. Deixe seu contato no formulário abaixo para saber mais.

* campos obrigatórios