Saúde e Ciências

Doença de Alzheimer – Diagnóstico por DNA

30/04/2020 2 min

Devido ao Dia Mundial da Saúde Mental, contaremos detalhes sobre a doença de Alzheimer e como descobrir as chances de você tê-la.

Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, resolvemos abordar uma das doenças mentais degenerativas mais agravantes do mundo: a doença de Alzheimer.

Trata-se de uma condição de degeneração neural que progride de tal maneira que o indivíduo afetado perde a memória recente, senso espacial, capacidade de socializar bem, dentre outros aspectos advindos da redução da produtividade cognitiva até a demência.

Ela atinge majoritariamente pessoas idosas e permanece com causas imprecisas, como estilo de vida e ambiente, mas pesquisas apontam para alguns elos que parecem cada vez mais concretos, principalmente por terem relação genética.

Acredita-se que a causa tem raízes no DNA, uma vez que foi identificada em pacientes com a doença uma mutação quase sempre em comum no cromossomo 21 e genes responsáveis pela comunicação da rede neural, tal qual TREM 2, codificadores de proteínas com ligação aos primeiros indícios da doença (no caso, as proteínas APOE e PPA).

Na HAOMA temos profissionais que, através de exames, são capazes de identificar essas alterações genéticas e Aconselhar da melhor maneira possível o melhor meio de encarar essa condição.